quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Festival de Twitteratura

Bons movimentos merecem boas referências. Um conto em 140 caracteres? Interessante... Vale a pena tentar!

Uma verdadeira fábrica de ideias.

Mais informações em www.shoppingpcosta.blogspot.com ou através do twitter @shoppingpcosta
___________________________________________




É isso aí Galera, está no ar o 3º Festival de Twitteratura Shopping Praia da Costa. Como a maioria já sabe, o concurso consiste na elaboração de nanocontos obedecendo as regras do microblog Twitter: as histórias deverão ter até 140 caracteres, e devem ter início meio e fim.

Nas duas primeiras edições do evento foram recebidos aproximadamente 600 nanocontos, cerca de 300 em cada uma. A expectativa é que dessa vez o número de participações chegue a 450!!

O humor é parte integrante da nova onda, pois, ainda que seja escrita uma história triste, é interessante observar o poder criativo dos participantes. A Twitteratura é divertida, exige intensidade e rapidez de raciocínio, uma vez que critérios difíceis de serem estabelecidos como coesão, coerência e enredo devem ser inseridos em um espaço reduzido. E cortar palavras não é tarefa fácil (que o digam os twitteiros menos experientes!). O resultado é sempre satisfatório e inesperado, pois pode-se medir o grau de criatividade e observar as diferentes variações sobre as percepções de cada um sobre diversos assuntos.

Para participar o internauta deve enviar seu microconto, via Twitter para a página do Shopping Praia da Costa, usando @shoppingcosta. (Regulamento disponível em:http://migre.me/1DnIX). Os 10 melhores contos serão avaliados por um corpo de jurados formado pelo Doutor em Semiótica e professor da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), Raimundo Carvalho, pelo Professor de Marketing e Novas Mídias também da UFES, Ruy Roberto Ramos e pela jornalista e mestranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET/MG, onde desenvolve pesquisa sobre Twitter, blogueira e consultora, Roberta Camargo.

O melhor autor entre todos os microcontos levará para casa um leitor de livros digitais, com agenda e gravador de voz. Tente você mesmo, conte as palavras, aperte os espaços e ponha a cabeça para funcionar. Um conto em 140 caracteres não poder ser tão difícil...
Para se inspirar, confiram os contos vencedores do 2º Festival de Twitteratura, realizado em maio deste ano:

1º LUGAR @_ludmilla_ @shoppingpcosta Poder patriarcal, casamento precoce, violência, silêncio, desilusão, voz, divórcio. Aos 61 anos, Maria conheceu a liberdade.

2º LUGAR @steph_q @shoppingpcosta Eu pensava que o mundo lá em cima era ruim. Agora, já era né?! Já volto! Vou ali comer o pão que o diabo amassou. Resmungou.

3º LUGAR @brunobarrett @shoppingpcosta Certa manhã, voava a garça quando o menino que olhava a vidraça subitamente ficou vidrado. O feitiço nunca foi quebrado.

Cronograma 3º Festival de Twitteratura Shopping Praia da CostaLançamento: 19/10
Período para recebimento dos contos: até 03/11
Divulgação do resultado: 10/11
Os contos enviados pelos participantes deverão ter no máximo 140 caracteres, sendo que deverá constar no conto o prefixo @shoppingpcosta e serão analisados com base nos critérios de ortografia, legibilidade e concordância.

Confira o regulamento em: http://migre.me/1DnIX

Nenhum comentário:

Postar um comentário